Eita Forrozão

Forró

A Origem do Forró

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Luiz Gonzaga teve a ideia de de união a zabumba, triângulo e a sanfona, usando batidas simples falando de amor, aves e da seca de um povo sofrido.
Já expressão conhecida “Pé de Serra” é resultante de Exu/PE terra do cantor/composito, pois a região fica no pé da serra do Araripe, a expressão está presentes na músicas “Pé de Serra”, “No meu pé de serra”.
Nos anos 90 com a chegadas das bandas eletrônicas utilizando teclado, ficou conhecido como “Forró Pé de Serra”, com algumas misturas posteriormente implementadas ao triângulo, zabumba e a safona na década de 90 Falamansa, Rastapé e Forroçana fizeram o forró chegar ainda mais longe, com músicas como “Xote da Alegria” e “Colo de Menina”.

Também na década de 90, surgiram as bandas de forró na região nordeste, elas implementaram uma batida mais rápida e com danças mais complexas, as músicas falavam de amor, vaquejada e a vida no sertão, neste período tempos: Mastruz com Leite, Magníficos, Limão com Mel, Cavalo de Pau, Acquarius, Canários do Reino, Mel com Terra, Caviar com Rapadura, Noda de Caju, Forró da Brucelose, Lagosta Bronzeada.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra. Principais cantores e bandas de forró:

– Alceu Valença
– Aviões do Forró
– Beto Barbosa
– Calcinha Preta
– Chico Salles
– Dominguinhos
– Elba Ramalho
– Frank Aguiar
– Fagner
– Genival Lacerda
– Jackson do Pandeiro
– Limão com mel
– Luiz Gonzaga
– Mastruz com leite
– Oswaldinho do Acordeon
– Sivuca
– Waldonys
– Zé Ramalho

Dia do Forró
– É comemorado em 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró.

13 de dezembro também é o aniversário de Luiz Gonzaga.