Rádio

banner

Um Pouco do Forró

O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse.

A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. Uma das principais características do forró é o ato de arrastar os pés durante a dança. Esta é realizada por casais, que dançam com os corpos bem colados, transmitindo sensualidade.

Embora seja tipicamente nordestino, o forró espalhou-se pelo Brasil fazendo grande sucesso. Foram os migrantes nordestinos que espalharam o forró, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra. Principais cantores e bandas de forró:

– Alceu Valença
– Aviões do Forró
– Beto Barbosa
– Calcinha Preta
– Chico Salles
– Dominguinhos
– Elba Ramalho
– Frank Aguiar
– Fagner
– Genival Lacerda
– Jackson do Pandeiro
– Limão com mel
– Luiz Gonzaga
– Mastruz com leite
– Oswaldinho do Acordeon
– Sivuca
– Waldonys
– Zé Ramalho

Dia do Forró
– É comemorado em 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró.

A Rádio

A rádio Êita Forrozao.com.br surgiu de uma idéia de reviver momentos bons do forró com bandas como: Catuaba com Amedoim, Caviar com Rapadura, Limão com Mel, Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, entre outras que gravaram vários sucessos. A idéia surgiu no fim do mês outubro de 2013 e rapidamente já posta em prática, a rádio não é só música das antigas ela traz sempre um repertório atualizado de todas as bandas de forró do momento. Desta forma o grito que marca toda banda de forró sintetiza nossa paixão:

Êita Forrozão – Mudando seu estilo com o nosso jeito forrozeiro de ser!

Além de contarmos com um bate-papo especial que permite uma conversa com pessoas de todo o brasil com suporte Áudio e Vídeo, em que o usuário poderá registrar seu apelido e garantir desta forma maior privacidade no seu acesso no chat.

Deixe uma Resposta

You must be logged in to post a comment.

Horscopo

Enquente